Kombi: sonho de viagem em quatro rodas

A Volkswagen ganhou uma legião de fãs a partir dos anos 40, época de lançamento do modelo que baseava-se numa perua feita sobre o chassi do Fusca: a Kombi. Criada pelo holandês Ben Pon, começou a ser fabricada na Alemanha. Ela chegou no Brasil em 1957, e aqui somaram 56 anos de fabricação. Kombi é abreviatura de Kombinationsfahrzeug, palavra alemã que quer dizer “veículo combinado”.

Dos anos 40…

Ícone de liberdade do ir e vir além das fronteiras, muitas delas foram utilizadas como “casa itinerante” para viajantes da geração de 40 a 70 e, com certeza contribuíram para que o espírito nômade dos hippies se fortalecesse. O veículo era ideal para viajar com várias pessoas enraizando o sentido de comunidade. Seus proprietários, em sua maioria, eram músicos e artistas de um movimento contracultura e buscavam viver de forma livre baseando-se no conceito “paz e amor”. Os veículos externavam o sentido de liberdade nos desenhos com cores vibrantes que eram pintados na lataria. Além da kombi, fuscas e ônibus velhos também tinham espaço no coração dos hippies da época.

kombi-hippie

kombi 1

Foto retirada do Pinterest

Foto: Pinterest

…aos tempos atuais.

Fato é, esses veículos ainda são almejadas por muitos viajantes contemporâneos, que usam da tecnologia para transforma-las em verdadeiras casas sob rodas com muito conforto e super estilosas. Quem não gostaria de viajar assim?

kombi-travel

kombi-moderna

ac15c5155245c3010a66e07865c094e6

kombi-moderna1

kombi-moderna2

Foto: Stefan Seiler

144ee0885d057b42447b349f444d14ab

d18d341851aabe968d3f8ce27001808e

3c46120e676f1261d1e95b9cc738e78a

b98320d9622ca6c717b25d47d52258a8

A despedida 

63 anos de trajetória, o veículo deixou de ser fabricado no Brasil em setembro de 2013. Em sua despedida a Volkswagen lançou um curta metragem por meio de ação de marketing contando a história de pessoas especiais e suas kombis. O vídeo mostra o modelo Last Edition – versão especial do último modelo fabricado , voltando para seu lugar de origem na cidade de Amersfoort, na Holanda.

Emocionante!..

Viajantes, blogs e kombis

Acompanho uns amigos e alguns desconhecidos por diários virtuais, descrevendo suas trajetórias pelo mundo a bordo de  suas kombis. Ora errantes, as vezes brincantes, sempre viajantes… Eles viajam o mundo nesses coloridos veículos e, para nossa alegria, compartilham tudo nos blogs:

  • Brasileirando TV roda o Brasil a kombi amarela chamada Dorotéia, para os amigos Dodô 
  • Vou de Kombi com o casal de fotógrafos dão a volta ao mundo em 1825 dias com a kombi Alice

.

* Todas as fotos foram retiradas do Pinterest.

Cris Marques

Turismóloga, blogueira, viajante, artista circense, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Pratica yoga. Sagitariana nata. Não viaja sem seus óleos essenciais e usa o de lavanda toda vez que vai voar de avião. Desde abril de 2013 não tem residência fixa e vive viajando de um lugar para outro.

13 Respostas para Kombi: sonho de viagem em quatro rodas

  1. HUM,,,LEGAL…SABIA QUE ISSO SE FAZIA COM ONIBUS,,MAIS NA KOMBI PRA MIM E NOVIDADE ,, ESTOU DESCOBRINDO AGORA…

  2. Já são dez anos de convivência com nossa kombi 95. Muitas viagens. Estivemos na Bolíva e Peru, visitamos Machu Picchu e escalamos o Huayna Potosi. Os parques nacionais brasileiros da região sudeste foram todos. Agora planejamos Argentina e Chile.É um ótimo veículo para quem gosta de viajar sem pressa, afinal, viagem com pressa só se for a negócio. Um abraço.
    Guedes

    • Olá Geraldo Guedes, meu sonho é um dia comprar uma kombi e rodar pela América do Sul. Que delícia deve ter sido essa sua viagem. Grata por compartilhar!
      Grande abraço,

  3. Olá, realmente uma Kombi é tudo de bom como falam mesmo, eu tenho uma 1970, carinhosamente chamada de Manivela. Fui viajar há pouco tempo e não paguei hotel. Somente a diária do camping, que era de 20,00. Se eu ficasse em hotel, gastaria o que gastei na viagem toda em uma dia. Saí de Toledo no Paraná e fomos pra Floripa. Se gastei 700 em tudo foi muito, de gasolina foram apenas 450,00, uma média muito boa pra uma Kombinha na estrada o/

    Eu relato o dia a dia com ela nessa página: https://www.facebook.com/AKombiManivela?ref=hl

    No momento, ela está na funilaria, pois me acertaram e decidi dar uma caprichada pra ela voltar bem supimpa. Minha ideia pro interior é uma mescla dos bancos originais, e adaptar uma cama de casal, ainda estou pensando numa configuração. Na parte de trás, uma fogareiro e uma geladeirinha. Quero ainda colocar um rack no teto pra levar toda a bagagem e assim juntar mais amigos pra sair viajando!

    Abraço gente!

    • Olá Diego, meu sonho é ter uma kombi. No mês passado quase, por muito pouco, não comprei uma. Respirei fundo e deixei para outro momento, mas ainda quero ter uma na minha vida e rodar com ela pelo Brasil. Já estou seguindo sua página e dei uma olhada no blog. ADOREI! Quando ficar pronta vai ficar mais linda ainda.
      Grande abraço!!!

  4. Estou montando em minha veraneio. já com motor diesel, e em setembro percorrerei todo o nordeste.

  5. oi, eu estou fazendo uma dessas baseado no projeto de um amigo aqui de minha cidade, a kombi dele ficou tão famosa que lhe rendeu até um livro sobre a ida dele ao Ushuaia” Viagem ao fim do mundo”.

  6. Nossa Cris,

    Adorei aquela puxando o trailer!!! Agora quero uma volta ao mundo de Kombi…kkkk

    Bjkss

  7. Ai ai, grande sonho meu!
    Sair sozinha viajando pelo Brasil numa Kombi…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>