0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Viajar pela Colômbia é um convite ao deleite dos movimentos da dança através de manifestações folclóricas tradicionais. O país é riquíssimo em danças de variadas origens e ritmos. Cada uma carrega a história contada por meio dos movimentos em uma linguagem universal onde as palavras não precisam ser ditas.

Mais do que simples gestos e movimentos, são interpretações com infinitos significados. Através do olhar de espectador, você será conduzido pela leveza das danças cerimoniais sagradas até os bailados populares dançados nos dias atuais.

Das que vi (e dancei) na Colômbia, selecionei as danças que mais me encantaram. Cada uma com sua peculiaridade me integrou à história do país da maneira mais sutil. Atrás desses ritmos, fui do gueto — para aprender tocar o Tambor Alegre — até apresentações do Ballet Nacional de Colombia.

Aprendendo tocar Tambor Alegre tocado na costa do caribe colombiano.
Aprendendo tocar Tambor Alegre tocado na costa do caribe colombiano

 1. CHICHAMAYA (YONNA)

Simboliza o envolvimento do homem e da mulher. O homem representa o vento e a mulher a força, e o casal dança em volta de um círculo chamado piovi. Essa dança é praticada pela cultura Guajira no extremo norte do país, em uma região árida e de difícil acesso.

Foto: Tatiana Blanco
Foto: Tatiana Blanco

2. BULLERENGE

Dança originária da África e exclusivamente feminina. É uma dança feita pelas meninas após a menarca, quando são apresentadas à comunidade indicando que já estão prontas para o casamento. A vestimenta é branca com flores no cabelo que simbolizam pureza.

3. PASILLO VOLIAO

Muito parecida com as quadrilhas, é uma dança antiga onde os jovens dos pequenos povoados dançavam para cortejar as garotas. Hoje, ela é dançada apenas em apresentações folclóricas.

Foto: Columbia Artists Management Inc.
Foto: Columbia Artists Management Inc.

4CURRULAO

Uma dança em pares que mescla características de danças africanas e espanholas, proveniente da Costa do Pacifico Colombiano. As vestimentas são sempre brancas e o ritmo da dança é conduzido por tambores e um instrumento chamado marimba de chonta.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

5. JOROPO

Uma das danças mais típicas da Colômbia, é um cortejo do homem com a mulher. Dançada sempre em círculo o ritmo lento que conduz a dança, e lembra muito uma valsa.

6. SANJUANERO

Dança típica da região de Huila. Em Neiva acontece o Festival del Bambuco onde é escolhida a Rainha Nacional de Bambuco, eleita pela melhor dança e traje.

SANJUANERO-DANCA-COLOMBIA

7. MAPALÉ

Mapalé é um antigo ritual africano de pesca, dançado à beira do mar nas noites de lua cheia em volta da fogueira. A dança é conduzida por tambores de ritmo forte que gera uma dança frenética e expressiva. O Mapalé, por muitos anos, foi considerada proibida por conter muitos movimentos sensuais e sexuais.

Foto: Anthony Pappone
Foto: Anthony Pappone

8. CUMBIA

Talvez a dança que mais caracterize o país. A Cumbia mescla movimentos de danças espanholas, africanas e indígenas. Teve sua origem na Costa  Atlântica e é muito dançada pelos costeros que vivem no litoral norte. A chapéu Vueltiao, com listras pretas e vendido em todo país, é adereço obrigatório para os dançadores de Cumbia.

cumbia-colombia-danca

9. GUANEÑA

Essa dança teve inicio nos tempos da Guerra de Independência. Simboliza a força das guaneñas, as mulheres que acompanharam os soldados na guerra. Dançada na região de Nariño, fronteira com Equador, tem forte influência de movimentos e vestimentas andinos.

10. BAMBUCO

Uma dança alegre, tradicional da região andina da Colômbia, é caracterizada pela elegância dos movimentos e as roupas coloridas.

Foto: Arquivo Colombia Travel
Foto: Arquivo Colombia Travel
Post anterior

ONG promove intercâmbio socio-cultural entre jovens e indigenas em São Paulo

Próximo post

Vivenciar, registrar e compartilhar: como equilibrar?

20 Comentários

  1. Eleteia
    03/03/2016 at 15:01 — Responder

    Boa tarde
    Sou de Goiânia – Goiás estudante de turismo gostei muito do seu trabalho, se no mês de setembro tiver um tempinho venha nos visitar, pois teremos um evento aqui na faculdade turismo e gastronomia e o tema é a função social no turismo e na gastronomia, creio que tem muitas informações pra nos passar pois viaja muito. Desde já agradeço as dicas.

  2. lolo
    08/09/2015 at 18:30 — Responder

    pq qui q nun da pra copiar, maldade era trabalho po, bad

    • 11/09/2015 at 16:31 — Responder

      Olá Henrique, não pode copiar pelos direitos autorais dos meus textos que já foram copiados por outros blogs e sites. Infelizmente, por causa de uns vários se prejudicam. Mas não fique na bad só por isso. Muitos estudantes passam por aqui e conseguem usar o texto para os trabalhos. 😉

  3. julia
    01/06/2015 at 15:45 — Responder

    obrigada por tudo esse blog é todo de bom tirei a nota 10,00 por sua ajuda obrigada continue assim

  4. Edson
    01/05/2015 at 15:39 — Responder

    Muito bom, me ajudou muito em um trabalho de espanhol!

  5. 19/03/2015 at 17:37 — Responder

    muito obrigado me ajudou bastante no trabalho de espanhol obrigado.

  6. Vitória
    21/02/2015 at 12:43 — Responder

    Eu gostei muito da postagem. Me ajudou bastante num trabalho acadêmico, porém, não consegui copiar e colar.

    • 07/03/2015 at 20:39 — Responder

      Olá Vitória, que bom ter ajudado no seu trabalho. =D Sobre o “copiar e colar” o blog está bloqueado para essa função. =/ Grande abraço!

  7. 16/12/2014 at 23:08 — Responder

    Obrigado!!! Me ajudou muito em um trabalho de espanhol =)

  8. Rayane
    06/06/2014 at 10:21 — Responder

    oiie obg por mim ajudar nesse trabalhoo de historia muito obgd

  9. tania
    01/06/2014 at 17:27 — Responder

    b.tarde. Estive na Colombia mas não cheguei a ver nenhum espetáculo de dança. Lindas fotos. Linda pesquisa. Meu neto está precisando das danças típicas da Colombia para um trabalho da escola. Abs. Tania

    • 01/06/2014 at 20:40 — Responder

      Olá Tânia, pelo visto essa postagem está ajudando muitos estudantes. Fico feliz em poder contribuir! =)

      Grande abraço,

  10. Mandoka
    13/05/2014 at 18:26 — Responder

    Me ajudou muito em um trabalho de espanhol
    :v

    • 14/05/2014 at 0:14 — Responder

      Olá Amanda, fico feliz em saber que o blog está ajudando a galera em trabalhos acadêmicos. =) Espero que você tire ótima nota! hehehe

      Grande abraço,

  11. rayssa
    09/05/2014 at 15:19 — Responder

    eu adoreiiiiiiiiii

  12. samara
    02/04/2014 at 14:40 — Responder

    eu achei muito legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *