Home»Alternativo»Passo a passo: Como fazer o cadastro no Couchsurfing

Passo a passo: Como fazer o cadastro no Couchsurfing

1
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

O CouchSurfing é a rede de hospedagem solidária mais popular do mundo. Já são mais de 3 milhões de usuários, espalhados em 245 países, dispostos a receber visitantes e a se hospedado em casa de desconhecidos.

Preparei um passo a passo, fácil e prático, para quem quer dar os primeiros passos nessa comunidade de viajantes. Eu amo e sou adepta há muito tempo, então vamos lá:

1. Acesse o site: www.couchsurfing.com

2. Você vai encontrar o site, inicialmente, no idioma inglês. Não se desespere! No final da página você encontrará a opção para alterar o idioma:

couchsurfing-como-fazer

Observe que as alterações serão mínimas:

couchsurfing-ingles

couchsurfing-portugues-1

É tudo muito fácil de interpretar e no pior dos casos, dá um Google Tradutor.

3. Preencha os dados solicitados no “Join Couchsurfing ou se estiver com presa, escolha “Continue with Facebook” para criar conta com seu perfil da rede social;

4. Pronto, sua conta foi criada. A partir daqui vamos preencher as informações que vai nos apresentar para o (a) guest — anfitrião que nos recebe — ou o (a) host — que será a pessoa que você irá receber. 

couch-como-cadastrar

Como preencher seu perfil

1. Antes de mais nada, como você usará a ferramenta do Couchsurfing?

  • Viajando e hospedando-se na casa das pessoas locais?
  • Oferecendo sua casa para receber viajantes?
  • Não pode receber na sua casa, mas dispõe de tempo para fazer um tour e mostrar sua cidade?

Escolha o seu status selecionando uma das opções em destaque na imagem anterior: 

como-cadastrar-couchsurfing-2

Aceitando hóspedes: quem pode receber os viajantes. Nesse caso, é importante escrever no seu perfil quantos viajantes poderá hospedar e por quanto tempo;

Talvez aceitando hóspedes: quem pode receber eventualmente;

Não Aceitando Hóspedes:  status de quem está viajando;

Não pode ser anfitrião, mas quer conhecer: não pode receber viajantes em casa, mas está disponível para mostrar a cidade, tomar um café, emprestar uma bicicleta, almoçar, sair para uma balada ou ajudar com indicações do que fazer.  

2. Na lateral direita, coloque uma foto no seu perfil;

3. Definido qual é o status, é hora de preencher seu perfil, contando um pouco sobre você e seus interesses. No canto superior esquerdo, logo abaixo da sua foto (ou do avatar) clique em “My Profile” (em português, meu perfil);couchsurfing-cadastro

4. Você será direcionado para essa página:

couch-cadastro

5. ABOUT (Sobre)

Preencha o formulário falando sobre você, em quais línguas é fluente, quais está aprendendo, porque faz parte da rede CouchSurfing, países que visitou, etc.Você pode preencher as informações que achar pertinente, mas quanto detalhes, maiores são as chances de conseguir hospedagem. A descrição do perfil é a forma de buscar anfitriões de interesses em comum e afinidades. Feito isso, clique em “Salvar”.

couch-cadastro-1

 6. MY HOME (Sua Casa)

Caso tenha disponibilidade de receber viajantes, preencha esse formulário informando quais serão as condições ou regras da hospedagem: se oferece um quarto, sofá, colchão… se o visitante terá que dividir o banheiro e se poderá usar a cozinha… Se pode fumar na casa, ou não. Se mora com a família, se tem filhos ou animais de estimação, entre outros.

como-cadastrar-couch

Como solicitar um sofá? 

Pronto. Agora seu perfil está completo para receber ou buscar por “sofás” pelo mundo! Para buscar por uma hospedagem, basta digitar no campo de busca “Find Hosts“, o nome da cidade, no menu superior.

couch-como-buscar-sofa

Após aparecer os “hosts” da cidade desejada, você também pode definir diversos filtros para refinar as buscas por membros com referências de outros viajantes, língua, sexo, idade, tipo de quarto, etc.

couchsurfing-como-buscar-41

O CouchSurfing é pago?

Não. Ao fazer o registro, em alguns casos, aparecerá uma tela perguntando se você quer contribuir para manutenção da rede. Não é obrigatório! Você pode optar também pagar uma taxa de U$25 para ter seu endereço verificado, que particularmente acho desnecessário.

Quem pode participar?

Maiores de 18 anos.

Não precisa saber falar inglês, mas caso necessite hospedagem em um país de língua inglesa ou onde os moradores só falam o idioma será necessário para comunicação. Por outro lado, se você estiver afim de aperfeiçoar outros idiomas, o CouchSurfing é uma ótima ferramenta.

Seguranças e referências

Quanto mais referências positivas a pessoa tiver melhor! Quando vou escolher uma hospedagem uns dos primeiros itens que verifico são as referências. As referências são deixadas por outros viajantes e não tem como serem apagadas. Ou seja, se a pessoa tem muitas referências positivas é bem provável que ela seja confiável. Se você for mulher e sente-se mais segura em ficar na casa de outras mulheres, filtre por anfitriãs do sexo feminino. Em certos países é comum os homens oferecerem para te hospedar, RECUSE! (E como eles sabem que você está no país? Ao fazer login o site mostra quais os membros do CouchSurfing estão próximos de você.)

CouchSurfing não é hotel!

Muito mais do que um lugar para buscar abrigo, o CS é uma rede que proporciona o intercâmbio cultural e possibilita o contato de pessoas de interesse em comum. Por isso, procure por pessoas que tenham haver com seu estilo de vida. Por exemplo, se você pratica yoga coloque na palavra chave (keyword) para filtrar pessoas com o mesmo interesse. Você pode inserir mais de uma palavra: “yoga, surf, music, nature, vegetarian…“. Seja criativo!

como-cadastrar-couch

No mais, é ir testando e descobrindo as ferramentas do site. Gostou das dicas? Quer saber minhas impressões do CouchSurfing? Não deixe de ler esse post: Couchsurfing hospedagem gratuita no mundo

Post anterior

A lama que devastou o Rio Doce

Próximo post

Experimente conhecer Brasília de bike

18 Comentários

  1. Fernando
    18/12/2016 at 21:11 — Responder

    Olá Cris!
    Estou em busca de ser voluntário, tanto dentro ou fora do Brasil e encontrei este site maravilhoso e estas informações do CS.
    Caso conheça disponibilidades para voluntariados, estou aceitando sugestões. Tenho um aprendizado em Espanhol (não fluente) e pratico o Reiki. Necessito apenas de hospedagem e alimentação temporária conforme o tempo de voluntariado.
    Paz e Luz!
    Fernando

  2. Deivid Malta
    14/12/2016 at 16:21 — Responder

    Olá, adorei a matéria e até o presente momento eu não havia encontrado o local para traduzir a página e imaginava que ‘ser verificado’ seria o momento em que eu passaria a fazer ´parte do programa, que somente após o pagamento da taxa de 25 euros meu perfil iria ser validado. Enfim, você ajudou demais, nota 1000 hahaha só estou cm uma dúvida, eu faço parte de outros programas como o Workaway, que por exemplo há possibilidade que criar uma conta casal, que no meu caso sem dúvidas é indispensável, pois viajo sempre junto com minha namorada, no CS não há conta casal?

    • 14/12/2016 at 20:00 — Responder

      Olá Deivid, não tem conta para casal mas você pode criar um perfil e informar que viajam de casal.

      • Deivid Malta
        15/12/2016 at 7:30 — Responder

        Ok então, estou criando apenas um perfil e todas informações será de nós dois, fotos, etc. . Grato !

  3. Letícia
    13/11/2016 at 14:50 — Responder

    Olá Cris, não possuo nenhum tipo de rede social, somente email. Como faço pra entrar em contato? Infelizmente, nem todas as dúvidas (tenho demais) podemos sanar via comentários. Agradeço se puder me ajudar.

  4. Liane
    03/10/2016 at 22:29 — Responder

    Agora aposentada e querendo viajar…boa opção para gastar pouco.

    • 12/10/2016 at 21:39 — Responder

      Olá Liane, você também pode receber viajantes em sua casa. 🙂

  5. lucilene
    15/08/2016 at 14:05 — Responder

    como faço ´pra mudar meu email eu mudei no face a a senha mas nao estou conseguindo confirmar no couchsurfing me ajuda?

    • 23/08/2016 at 14:46 — Responder

      Olá Lucilene, no site tem a opção “Forgot password” para recuperação de senha. Boa sorte!

  6. Regina Helena Siqueira Silveira
    11/04/2016 at 17:55 — Responder

    Gostaria muito de fazer parte deste grupo em que minha filha já faz parte, vou tentar fazer sozinha meu cadastro. Conheci a uma semana atras em Fortaleza uma pessoa que nos recebeu muito bem, nota 10, Daniel, obrigada por tudo amigo.

    • 18/04/2016 at 16:00 — Responder

      Olá Regina, é só entrar e cadastrar para começar receber viajantes! 😉

      Boa sorte!

      • Renata
        30/09/2016 at 19:35 — Responder

        Olá! Adorei seu blog! Já virei fã…seguindo em todas as redes! Gostaria da indicação da hospedagem onde vc ficou em Palmas, TO. bjs

        • 30/09/2016 at 21:36 — Responder

          Olá Renata, gratidão pelo carinho. ♡ Eu fiquei hospedada na Pousada dos Girassóis, que já estava incluso no pacote da Korubo.
          Beijos

  7. 03/02/2016 at 16:20 — Responder

    muito bom esse site

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *